A Hanseníase

Combatendo o preconceito

O que é a Hanseníase?

É uma doença comum no Brasil, causada por uma bactéria, chamada Mycobacterium Leprae, descoberta em 1873. Esta bactéria é mais conhecida como Basilo de Hansen, em homenagem ao seu descobridor, o cientista norueguês Gehard Amauer Hansen, e ataca a pele e alguns nervos de nosso corpo, principalmente dos braços e das pernas.

Hanseníase é Lepra?

Há muito tempo usou-se o termo “Lepra” para identificar algumas doenças até então contagiosas, deformantes e mutilantes, incuráveis, onde os doentes eram isolados e todos sofriam preconceitos. Pensando em diminuir todo esse preconceito, em 1967, decidiu-se utilizar o termo HANSENÍASE em substituição a palavra LEPRA. No entanto o preconceito não acabou, porém a ciência evoluiu, e hoje essa doença tem tratamento e cura, e ninguém precisa mais ser afastado da família e do trabalho. As deformidades só acontecem se o tratamento não for iniciado cedo e seguido corretamente.

Quem pode ter Hanseníase?

Toda e qualquer pessoa pode contrair Hanseníase, independente de idade, sexo, cor, nacionalidade ou classe social.

Como se transmite?

A maioria das pessoas apresenta resistência ao micróbio, causador da doença. Quem não apresenta esta resistência, pode adoecer através de contato com doente contagiante que esteja sem tratamento.

Algumas suspeitas da Hanseníase são:

  • Manchas de cor mais clara que a pele normal em redor, ou avermelhadas, que não coçam e não doem e são insensíveis ao tato, ao calor e ao frio, em algumas regiões do corpo;
  • Dores nos nervos periféricos com formigamento ou dormência, podendo aparecer alguns caroços pelo corpo, inchaços na pele, principalmente no rosto e nas orelhas.

O que devo fazer em caso de suspeita?

A pessoa com sinais ou sintomas, suspeitos à Hanseníase, deve procurar um Serviço de Saúde ou o seu médico, para o esclarecimento do diagnóstico. O paciente em tratamento pode conviver com a família, no trabalho e na sociedade, sem qualquer restrição. A Hanseníase tem cura, após tratamento que pode durar de 6 meses à 1 ano; caso não seja interrompido. O tratamento da Hanseníase é feito gratuitamente, nos ambulatórios sem a necessidade de internação, e quanto mais cedo se iniciar o tratamento, mais depressa o doente fica curado.

Biografia do Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, patrono da Entidade:

Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, figura das mais representativas, no meio médico hospitalar brasileiro, nasceu em 16/02/1902 em Capivari-S.P..Foi médico sanitarista e pediatra, e primeiro diretor do Asilo Colônia Aymorés, de 1933 a 1943, e também Presidente da Associação Paulista de Hospitais.

Ao deixar a direção do Asilo Colônia Aymorés, passou a dirigir o serviço Social de Menores. Depois foi nomeado Assistente Administrativo, e a seguir Superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, cargo que exerceu quase 15 anos.

Faleceu repentinamente, em 04/09/1958.

Um dos maiores expoentes no combate à Hanseníase:

Em se tratando de Hanseníase, um nome que já mais pode ser esquecido, é o do Dr. Diltor Vladimir Araújo Opromolla. Trata-se de um médico que em toda a sua vida dedicou-se de corpo e alma, desenvolvendo pesquisas no tratamento da doença, e que hoje ela encontra-se quase sob-controle. Embora nascido em São Paulo, seu campo de ação foi o Instituto Lauro de Souza Lima – Bauru, representando o Instituto em diversos Congressos Nacionais e Internacionais, elevando para o ponto mais alto o nome do Instituto Lauro de Souza Lima, considerado o seu 2º lar. Era editor da Revista Hansenologia Internationalis, Arquivos Dermatológicos do Instituto, do Jornal Fênix, da Apostila de Hansenologia, da Apostila de Prevenção e Reabilitação da Hanseníase e do Atlas de Hanseníase. Não resta a menor dúvida que seu falecimento deixou uma enorme lacuna na classe médica e social, e que pela grandiosidade de sua alma, hoje ele se encontra na companhia de DEUS.